Otimização de processos: como isso pode fazer a sua empresa reduzir custos

Independentemente da sua atividade ou do porte da sua empresa, a otimização de processos é fundamental para que você possa reduzir os seus custos operacionais.


Para que um negócio seja competitivo, não basta somente oferecer um bom produto ou serviço. Além disso, é preciso também estar de olho em como as coisas funcionam na empresa. É nesse momento que a otimização de processos internos auxilia o gestor no alcance dos seus objetivos.


Quando falamos em processos internos, estamos nos referindo a todas as atividades realizadas de maneira sistemática, que têm por objetivo a continuidade da empresa. Contabilidade, folha de pagamento, gestão do fluxo de caixa, tudo isso faz parte desses processos.


Como promover a otimização de processos na empresa?

Processos eficientes, além de conferir agilidade à operação, são uma excelente forma de reduzir custos na empresa. A seguir, confira algumas dicas para melhorar as atividades internas:


1 – Mapeie os seus processos internos

O primeiro passo para a otimização é mapear todos os processos internos da empresa. Isso inclui identificar o funcionamento de todos os setores e determinar objetivos e resultados para cada um deles.


Ao fazer esse mapeamento, você conseguirá descobrir eventuais falhas nos processos e tomar as devidas ações para corrigi-las em tempo hábil.


2 – Incentive a comunicação interna

Mapeados os processos, é hora de engajar a equipe nas ações corretivas quando necessário. E isso só será possível se houver uma boa comunicação no ambiente.


Engana-se quem pensa que a comunicação só é falha nas grandes empresas. Ao contrário, muitas empresas pequenas não têm o hábito de dialogar ou dar feedback aos funcionários. Esse é um grave problema que prejudica muito os processos internos.


O ideal é criar a cultura da comunicação entre os pares, seja por meio de reuniões periódicas ou qualquer outro sistema de interação. Isso promove o engajamento da equipe e faz com que possíveis problemas nos processos sejam detectados antes mesmo de acontecerem.


3 – Automatize os processos manuais

A tecnologia é uma grande aliada do empreendedor, e está em constante evolução. Não importa o ramo de atividade, sempre haverá um bom software de gestão de estoques, caixa ou contas a receber, por exemplo.


A automatização dá segurança e agilidade aos processos internos. Tal execução libera o empreendedor e seus colaboradores de rotinas burocráticas e permite que invistam mais tempo no negócio em si.


4 - Conheça o seu mercado de atuação

Quem é empreendedor sabe que o mercado está em constante mudança. Além disso, os clientes são cada vez mais criteriosos e exigentes.