Marketing nas redes sociais: conheça os benefícios para a sua empresa

Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais utiliza as redes sociais? É o que mostrou um estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial sobre o uso dessas mídias em todo o mundo.


Esse levantamento, divulgado pela plataforma Cupom Válido, mostrou que nós só ficamos atrás das Filipinas e da Colômbia quando o assunto é navegar nas redes sociais.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a importância do marketing nas redes sociais, continue a leitura e descubra como isso pode trazer benefícios para a sua empresa!


Os benefícios das redes sociais para a empresa

Em tempos de e-commerce e de digitalização de quase toda a economia, são muitas as vantagens de utilizar o marketing nas redes sociais. A seguir, relacionamos algumas das principais:


1 – Visibilidade e posicionamento da marca

A primeira dessas vantagens é, sem dúvida, a melhora da visibilidade e do posicionamento da marca à frente da concorrência.


Por meio das redes sociais, as empresas podem investir em anúncios e fazer com que a sua marca seja conhecida por muitas pessoas. Além da visibilidade, as redes sociais também contribuem para o posicionamento da empresa, ou seja, para a forma com que os consumidores enxergam a marca.


2 – Construir relacionamento com o público

Conquistada a visibilidade e trabalhado o posicionamento da marca, é hora de construir e cultivar o relacionamento com o seu público. Aqui, novamente as redes sociais podem ajudar muito a sua empresa nesse sentido.


Quando você cria canais de relacionamento com os clientes nas redes sociais, consegue conhecer as suas opiniões e necessidades. Dessa forma, pode se antecipar às suas demandas, e isso é uma estratégia eficiente no sentido de conquistar a fidelização do público.


Nesse sentido, há várias plataformas nas redes sociais que permitem esse tipo de interação. Você tanto pode criar fóruns abertos nas redes quanto trabalhar grupos fechados no Facebook e WhatsApp, por exemplo. O importante é criar uma boa estratégia e segui-la com disciplina, monitorando os resultados com regularidade nas redes.


3 – Gerar tráfego e conversões

Diferentemente do que alguns pensam, as redes sociais não servem somente para a construção e divulgação da marca. Além disso, elas podem ser ferramentas importantes em etapas mais avançadas na jornada do consumidor.


Isso porque elas oferecem a possibilidade de divulgar o site da empresa, o e-commerce, além de promover conteúdos do blog, por exemplo. Tudo isso ajuda na conversão dos acessos em leads ou clientes.


Redes como o Facebook, Instagram e WhatsApp Business oferecem a possibilidade de se comunicar com os clientes e efetivar as vendas, de forma simples e gratuita.


4 – Alcançar o público-alvo