Fluxo de caixa para o salão de beleza: como fazer de forma eficiente

Organizar o fluxo de caixa para o salão de beleza é mais um dos desafios que enfrentam as empresas desse segmento.

Quem atua no setor de beleza sabe que ele é cheio de peculiaridades, para as quais o empresário precisa estar muito bem preparado. Lidar com os altos e baixos do movimento (principalmente em períodos de crise), estar sempre por dentro de tendências e lançamentos, enfrentar a grande rotatividade de profissionais, tudo isso demanda muito esforço de gestão por parte do proprietário de um salão de beleza. E, além disso, para garantir o futuro do negócio, é fundamental não se descuidar dos controles financeiros.

E como fazer o fluxo de caixa para o salão de beleza de forma eficiente?

Cuidar do fluxo de caixa nada mais é do que fazer uma boa gestão do dinheiro que entra e sai da empresa. A princípio parece algo simples, mas existem vários aspectos que precisam ser considerados no dia a dia das finanças para que essa gestão traga bons resultados.

A seguir, selecionamos alguns pontos de atenção para uma gestão financeira eficiente da movimentação financeira. Acompanhe!

1 – Registre todas as movimentações financeiras

Independentemente do valor, é fundamental que você registre tudo o que entra e sai do seu caixa. Mesmo que determinada receita ou despesa pareça inexpressiva, se ela for recorrente, isso fará uma grande diferença no seu caixa no final do mês.

É importante também que essas movimentações sejam classificadas, em vez de registradas somente como receitas e despesas. Ao dividir as entradas e saídas em categorias, você saberá quais foram os serviços do salão que mais geraram receitas, e quais são as despesas que mais impactam no seu negócio. Dessa forma, conseguirá traçar um plano de ação sobre elas, quando necessário.

2 - Confira a sua movimentação financeira diariamente

Para negócios de maior fluxo, este é um processo mais trabalhoso. Mas, conferir a movimentação diária do caixa evita surpresas desagradáveis, como o esquecimento de alguma conta a ser paga, ou a utilização de limite bancário sem necessidade, por exemplo.

Aqui, vale lembrar que só se considera entrada de caixa o recebimento à vista. Logo, os serviços que o cliente pagou no cartão de crédito não são considerados no fluxo de caixa em um primeiro momento. Somente quando a operadora do cartão de crédito efetivamente transfere o valor da venda, é que esses recursos entram no seu fluxo de caixa.

3 – Atenção ao estoque!

Ter um bom controle de estoques é fundamental em qualquer atividade empresarial. No caso do salão de beleza, ainda existe a peculiaridade de contarem com produtos importados, utilizados principalmente em químicas e tratamentos capilares, que nem sempre possuem um alto giro.

É muito importante ficar atento ao prazo de validade e ao giro desses produtos, a fim de evitar perdas e de manter somente o necessário para os serviços dos profissionais. Afinal, o que está parado no estoque é o próprio dinheiro do caixa, certo?

4 – Avalie a sua necessidade de capital de giro

Se você realizar os passos anteriores, terá condições de saber se o capital de giro está sendo suficiente para o funcionamento do negócio. Caso não esteja, será preciso pensar em estratégias, como aumento de preços dos serviços, procura por novos fornecedores, ou renegociação de prazos de pagamento, por exemplo. Perceba que um ponto está ligado a outro, e executá-los da maneira correta é fundamental para a saúde financeira da empresa

5 – Conte com um apoio contábil profissional

Como vimos no início, é muito difícil para o empresário cuidar das estratégias e do operacional e, ao mesmo tempo, dar conta dos aspectos burocráticos e contábeis do negócio. Ao contar com o suporte de uma contabilidade especializada, é possível dar mais foco ao negócio, com a tranquilidade de que as obrigações legais da empresa estão sendo adequadamente atendidas. Além disso, com um Escritório contábil Consultivo, é possível ter um olhar externo por parte do Contador, o que auxilia a jornada empresarial .

A Castelo Forte Contabilidade é uma empresa moderna, que tem um modelo de trabalho simples, seguro e adaptado às suas necessidades. Clique no link abaixo e saiba mais sobre a nossa contabilidade consultiva!

Contabilidade Consultiva | Castelo Forte Contabilidade & Consultoria | Brasil


9 visualizações0 comentário

CONTATO