Contabilidade digital: como funciona e quais as suas vantagens

Foi-se o tempo em que um escritório de contabilidade era sinônimo de documentos impressos, dezenas de arquivos, máquinas de calcular e muitas pessoas cuidando de processos burocráticos. Se essa é a ideia que você ainda tem, então precisa saber mais sobre a contabilidade digital.


A partir de 2015, a legislação passou a considerar esse formato uma categoria da Contabilidade. Graças a esse sistema, os processos contábeis se tornaram mais seguros e eficientes.


A seguir, saiba mais sobre como funciona a contabilidade digital, e de que forma ela pode trazer benefícios para o seu negócio.


Como funciona a contabilidade digital?


Como o nome sugere, a contabilidade digital baseia-se na utilização de softwares e da internet para a realização dos serviços contábeis.


Basicamente, esse processo utiliza a inteligência artificial e a análise de informações para promover mais eficiência e segurança ao trabalho dos contadores. Isso porque esses programas têm a capacidade de reduzir, ou mesmo eliminar, eventuais chances de erros nas rotinas contábeis. Inclusive, a contabilidade digital pode ser adotada por todas as empresas, independentemente de regime tributário ou setor de atuação.


Vantagens da contabilidade digital para a sua empresa


Com a digitalização desses serviços, o seu contador poderá prestar um serviço bem mais voltado à assessoria contábil, tributária e de planejamento estratégico, por exemplo, em vez de se ocupar tanto com rotinas contábeis de sua empresa. Além disso, há outros pontos positivos, entre os quais destacamos:


1 – Redução de custos

A digitalização da contabilidade na sua empresa promove redução de custos basicamente por dois motivos.


O primeiro deles diz respeito à documentação física. Isso porque é possível eliminar boa parte dos documentos que você precisa manter guardados. Dependendo do porte e da operação da empresa, a emissão e guarda desses documentos pode representar um alto custo.


O segundo motivo é a estrutura das empresas que prestam serviços de contabilidade digital. Normalmente, elas possuem uma estrutura bem mais enxuta do que as tradicionais empresas contábeis. Inclusive, muitas adotam o home office como forma principal de trabalho, o que as permite ter um custo operacional menor e repassar essa economia aos clientes.


Outro ponto importante a considerar é que, pelo fato de não haver contato presencial, as opções desta prestação de serviços se tornam mais amplas. Ou seja, você não fica restrito à sua cidade ou estado para procurar por empresas digitais, pois elas atenderão você de qualquer lugar do país.


2 – Melhora na produtividade

Além do seu contador, você e sua equipe também terão mais tempo para se dedicarem à atividade-fim de sua empresa. Isso significa dar mais atenção aos clientes, ao atendimento, às tendências de mercado, ao que a concorrência está fazendo, e assim por diante.