Contabilidade Consultiva: o que é e por que é importante para a sua empresa

Já foi o tempo em que o papel da contabilidade se resumia a recolher documentos fiscais de seus clientes para fazer a escrituração e emitir guias de pagamentos de tributos. Novos modelos de negócios exigem mais sinergia entre clientes e contadores, e esse é justamente o papel da Contabilidade Consultiva.


Você já ouviu falar sobre esse sistema de trabalho? Se ainda não, ou se a sua contabilidade ainda segue padrões antigos, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!


Como funciona a Contabilidade Consultiva?

A Contabilidade Consultiva visa oferecer soluções que vão além do simples atendimento de formalidades legais.


Nesse modelo, além de dar respaldo ao cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e demais aspectos formais, o contador atua como um parceiro estratégico do negócio. Para isso, oferece um serviço diferenciado, disponibilizando informações que permitam manter o cliente sempre atualizado e apto a avaliar o desempenho da empresa sob vários aspectos.


Pode-se afirmar que a Contabilidade Consultiva é uma evolução já esperada dos antigos processos de escrituração, pois há cada vez mais profissionais que se comprometem com esse novo modo de atuação. Afinal, com todo o acesso que possui aos dados e histórico da empresa, nada mais justo que o contador utilize essas informações para auxiliar a traçar estratégias para o negócio.


Benefícios da Contabilidade Consultiva para a sua empresa

Na prática, veja agora como essa forma de trabalho pode levar a sua empresa a melhores resultados.


Estruturação de um modelo de negócio

Quem está pensando em empreender, precisa elaborar um modelo de negócio eficiente, independentemente do porte ou ramo de atuação.


A partir do modelo de negócio, o empreendedor conseguirá identificar de que forma será possível desenvolver diferenciais competitivos e entregar valor ao cliente. Esse planejamento pode ser feito com a Contabilidade Consultiva.


No link abaixo, saiba mais sobre a importância e sobre os aspectos trabalhados pelo modelo de negócio.


Modelo de negócio: por que a sua mercearia precisa de um (castelofortecontabilidade.com)


Mapeamento de problemas

Muitas vezes, as empresas não conseguem identificar ineficiências na sua operação. Isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de automação, uso de sistemas inadequados, ou mesmo ausência de planejamento.


Ao prestar uma consultoria, o contador consegue identificar quais pontos do processo necessitam de melhorias. Dessa forma, é possível orientar o cliente quanto às providências necessárias para colocá-los em funcionamento. Além disso, os pontos identificados ficam registrados e servem como métricas para futuras reavaliações dos processos.


Auxílio na gestão financeira

Um dos problemas mais enfrentados pelas pequenas empresas e por empreendedores individuais é a gestão financeira. Se você tem um pequeno negócio, é provável que acumule diversas funções, e que não tenha tempo para fazer um planejamento adequado, certo?


Nesse sentido, a Contabilidade Consultiva também presta um valioso auxílio. Se o seu contador tem todas as informações sobre as suas operações comerciais, ele é a pessoa mais adequada para auxiliar você na estruturação e controle do seu fluxo de caixa.


Quando você conhece bem as suas movimentações financeiras, consegue determinar exatamente qual a necessidade de capital de giro (NCG) da sua empresa. Isso é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.


Conheça a Castelo Forte Contabilidade

A Castelo Forte Contabilidade tem como diferencial mais importante a Contabilidade Consultiva. Nossa empresa é moderna, apta a fornecer soluções rápidas, úteis e seguras, direcionadas ao apoio da tomada de decisões.


Para saber mais sobre nossos serviços, clique no link abaixo e contate já a nossa equipe especializada!


Contabilidade Consultiva | Castelo Forte Contabilidade & Consultoria | Brasil


3 visualizações0 comentário