A importância da consultoria contábil para a sua empresa

Independentemente do porte ou ramo de atividade, a importância da consultoria contábil é a mesma para todas as empresas.

No entanto, é bastante comum confundir os serviços de consultoria e de assessoria contábil. Você sabe a diferença entre eles?


Pensando nisso, preparamos este material para lhe explicar a diferença entre os dois conceitos e para lhe mostrar as vantagens de contar com uma consultoria contábil. Continue a leitura e saiba mais a respeito!


Consultoria X assessoria contábil: qual a diferença?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que tanto a consultoria quanto a assessoria contábil têm um papel fundamental na saúde financeira das empresas. O que muda em cada uma delas é o escopo do trabalho, o qual veremos a seguir.


A consultoria contábil tem como objetivo orientar os clientes (empresários) em relação a assuntos financeiros, fiscais e tributários. Com base nessas orientações, os empresários têm mais ferramentas para definir as melhores estratégias e acompanhar o negócio.


Em outras palavras, na consultoria contábil o papel do contador se assemelha mais ao de um conselheiro . Diferentemente da assessoria contábil, o , ou seja, o contador consultor não executa as rotinas na consultoria. , eEm vez disso, elabora diagnósticos denunciando o que encontrou de incorreto na empresa e oferecendo orientações no sentido de auxiliar o empresário a atingir os seus objetivos.


Já a assessoria contábil prevê a execução das rotinas burocráticas da empresa. Nesse sentido, ela contempla todos os lançamentos e fechamentos contábeis em conformidade com as exigências legais.


Quais as vantagens de contratar uma consultoria contábil?

Como vimos, na consultoria contábil o empresário ganha um apoio especializado para diagnosticar e corrigir eventuais problemas de seu negócio. Com isso, consegue ter mais tranquilidade para focar na atividade-fim da empresa.


Áreas como vendas, gestão de clientes, relacionamentos com fornecedores e colaboradores têm muito a ganhar com o apoio de uma consultoria contábil.


Na prática, alguns dos benefícios que a consultoria contábil oferece são os seguintes:


- melhor controle financeiro;

- redução de custos e aumento da produtividade;

- correto enquadramento tributário (fundamental para a saúde financeira da empresa);

- auxílio no desenvolvimento de estratégias para a gestão do negócio.


O importante é que o trabalho da consultoria contábil seja realizado em conjunto com os profissionais que efetivamente cuidarão das rotinas burocráticas. Isso porque os consultores darão todas as orientações sobre as melhores práticas a serem adotadas a fim de que documentos e informações sejam elaborados de forma correta, evitando erros no processo.


Por fim, não custa lembrar que tanto a consultoria quanto a assessoria contábil são importantes para todas as empresas, não