5 dicas para organizar as finanças do salão de beleza

A gestão financeira é um dos pontos mais importantes para o sucesso de um negócio. Se você está à procura de ajuda para organizar as finanças do salão de beleza, continue a leitura e confira essas cinco dicas que preparamos para você!


1 – Faça um planejamento financeiro detalhado

A primeira coisa a ser feita para organizar as finanças do salão de beleza é um planejamento financeiro detalhado. Esse é o momento de listar as metas, os recursos disponíveis, os estoques e todos os pontos importantes para a gestão do negócio.

Essa etapa é fundamental, pois servirá como um guia para a administração da empresa. É claro que sempre existirá uma margem de erro, afinal imprevistos financeiros costumam surgir, ainda mais em uma economia instável como a nossa atualmente. No entanto, se você tiver tudo na ponta do lápis, será muito mais fácil lidar com possíveis adversidades e saber se os seus esforços estão sendo eficientes em relação às suas metas.


2 – Não misture as contas pessoais com o negócio

Feito o planejamento financeiro, é hora de separar as finanças pessoais do caixa da empresa.

A gente sabe que, principalmente quando se trata de pequenos negócios, é muito comum existir um “caixa único”, que contempla o dinheiro da empresa e do empreendedor. Porém, se não houver muita atenção, isso pode gerar sérios problemas tanto para o negócio quanto para a vida pessoal dos sócios.

Por isso, o ideal é que pessoas físicas e jurídicas tenham sempre contas bancárias e planejamentos financeiros separados e independentes. Além de facilitar a gestão financeira, não misturar os recursos permite que se conheça a real rentabilidade do negócio.


3 – Cuide do capital de giro

Um erro que muitos empreendedores cometem é não considerar no plano de negócios o capital de giro necessário para o dia a dia da empresa. Essas reservas são importantes para os primeiros meses do negócio (nos quais o faturamento ainda é baixo) e para dar suporte a imprevistos e períodos de baixo movimento no salão, como aconteceu na pandemia, por exemplo.

Se você tiver uma reserva para o giro, conseguirá passar por esses períodos de forma mais tranquila, sem precisar tomar financiamentos bancários ou se endividar no cheque especial. Isso tudo pode comprometer a saúde financeira da empresa.


4 – Acompanhe o caixa diariamente

Pode parecer algo óbvio, mas nem todos os empresários têm o hábito de acompanhar as entradas e saídas diárias de dinheiro da empresa. O simples acompanhamento do fluxo de caixa diário já pode dar uma ideia se o negócio está indo ou não em direção às metas traçadas no planejamento financeiro.

Por essa razão, é muito importante fazer esse controle de caixa diário, ao menos uma vez por dia. Isso permitirá tomar medidas corretivas a tempo, quando for necessário.


5 – Precifique corretamente os seus serviços

Esse é outro grande desafio para quem precisa organizar as finanças do salão de beleza. Muitas vezes, a concorrência do setor faz com que os empresários acabem cedendo às pressões do mercado e baixem os preços dos seus serviços. No entanto, essa estratégia, além de não ser a mais prudente, pode trazer sérios prejuízos ao salão. Afinal, não estamos falando de um serviço padrão, pois cada estabelecimento tem a sua personalidade, que atrai públicos-alvo distintos. Além disso, é extremamente perigoso reduzir preços sem avaliar se a estrutura de custos suporta menos entrada de caixa.

Isso não significa que não existe uma faixa de preços aceitável pelo mercado. Ao contrário, se o salão cobrar muito caro, certamente terá dificuldades para reter a clientela, independentemente do seu poder aquisitivo. O importante é ter consciência de que o preço não é a variável principal para balizar os serviços. Nesse sentido, criar uma tabela de preços e segui-la sem se deixar pressionar pela concorrência confere credibilidade ao negócio.

Essas foram algumas dicas para auxiliar na gestão financeira de salões de beleza. Se você procura por assessoria nessa área e quiser saber mais sobre contabilidade consultiva, contate a Castelo Forte Contabilidade pelo link abaixo. Nossos profissionais têm sempre uma solução totalmente adaptada às suas necessidades e ao porte dos seus negócios!

Contabilidade Consultiva | Castelo Forte Contabilidade & Consultoria | Brasil


14 visualizações0 comentário